domingo, junho 08, 2008

Preservação ambiental :A água

Água: desperdício individual deve ser combatido com informação


Eliane Oliveira



Rio - Parece que não, mas a água não é infinita. Apesar de o planeta azul ter 75% de sua cobertura repleta do recurso, e o Brasil possuir rios e mares em abundância, é no consumo residencial sem controle que mora o problema. A agricultura ainda é o maior vilão em quantidade, consumindo 60% da água doce do mundo. Mas é você, na sua casam que pode reduzir o desperdício sem perder em qualidade de vida.

É o que pensa o especialista no assunto, engenheiro Paulo Costa. Em entrevista ao Dia Online, Costa explica que o Brasil ultrapassa em muito o consumo de água por dia, por pessoa recomendado pela ONU. "Cada brasileiro consome 340 litros de água por dia, quando o nível exigido seria de 160 litros. Brasília já consome mil litros diários por pessoa".

Água virtual

O Brasil também é um dos líderes do chamado consumo de água virtual, ou seja, o gasto do recurso em atividades onde a água é secundária. Na agricultura, por exemplo, desperdiça-se muito com a técnico da dispersão, em que um pivô esguicha água pelo plantio. "A técnica do gotejamento já está provada que gata um sexto da dispersão e com ampla produtividade. Países exemplos desse cultivo são Israel, Turquia, Egito, Tunísia e Austrália", explica o especialista.

Outras atividades utilizam milhares de litros em suas produções. o cultivo da soja consome 1600 L, o de carne 15000 L, o de queijo parmesão 18 mil L. Um quilo de carne consome 20 mil L.

Concessionárias devem informar para o uso consciente, não construir mais reservatórios

o engenheiro Paulo Costa sustenta que as concessionárias estaduais que cuidam da água e do esgoto devem estimular o consumo consciente da água. De acordo com o especialista, quanto mais se criam reservatórios, mais espécies são afetadas por alagamentos.

"É absurdo falar em novos reservatório quando essas redes consomem 60% a mais que o necessário. A concessionária coloca para a mídia que o índice de desperdício será eliminado, mas na verdade só está beneficiando o acionista. O beneficio do usuário é nenhum. A economia deve acontecer no ponto de chegada, na casa das pessoas. E as ações de conscientização devem acontecer sempre, não só com a estiagem".

Costa ainda evidencia um benefício duplo com o investimento em informação e saneamento. "A cada 100 milhões de reais investidos em saneamento e esgoto, equivale a economizar 300 milhões na saúde", afirma. "Mas para mudar o costume de uma geração é preciso muita informação", completa.

Veja o que você pode fazer para não desperdiçar água e economizar no bolso

1º fase

Sustituir bacias produzidas antes de 2003 que consomem mais de 12 litros por bacias modernas consumindo somente 6litros.

2º fase

Bacia com valvula - revisão periódica

Vazamento – Válvula, assim como automóveis ou eletrodomésticos podem apresentar desgaste após certo tempo de uso e conseqüentemente vazamentos. Um filete de
1 mm consome 2000 litros de água por dia.
Tempo de Fechamento Longo – Consome mais água que o necessário para uma perfeita descarga.
Tempo de Fechamento Rápido – Exige mais de um acionamento para uma perfeita descarga.
Válvulas produzidas antes dos anos 90 podem provocar golpe e até rompimentos da tubulação caso esteja com funcionamento inadequado.
Bacia com caixa - revisão periódica

Nível da Boia – Sofre alteração com variação de pressão aumentando o volume de água na caixa desnecessariamente.
Recomendamos substituir válvula de entrada A pelo modelo SM 01.
Vazamento – Comporta de saída de água se desgasta com o tempo provocando vazamento, às vezes, imperceptível.
Para verificar vazamentos colocar na caixa uma pastilha Deca e observar se ocorre mudanças de coloração no poço da bacia.

Atitude

Gastar mais de 150 litros de água por dia por pessoa é jogar dinheiro fora e desperdiçar nossos recursos naturais. Veja algumas dicas de com economizar água
e dinheiro sem prejudicar a saúde e a limpeza da sua casa e das pessoas.

Banheiro

Cinco minutos no chuveiro são suficientes para um bom banho.
Escove os dentes e /ou faça a barba com torneira fechada. Abra-a apenas para enxaguar.
Não use a bacia sanitaria como lixeira ou cinzeiro

Lavanderia

Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque.
ao lavar a roupa, aproveite a água do tanque ou máquina de lavar e lave o quintal ou a calçada, pois a água ja tem sabão.

Cozinha

Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e só então abra a torneira para molha-los.
ensaboe tudo o que tem que ser lavado e então abra a torneira novamente para novo enxague.
Só ligue a máquina de lavar louças quando estiver cheia.

Jardim

Use um regador para molhar as plantas em vez de ultilizar a mangueira. Faça isso sempre no final da tarde ou á noite, para evitar evaporação.
Consultoria, Planejamento e implantação de programas para o uso racional da água.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...