quinta-feira, dezembro 25, 2008

Como ter sucesso numa seleção profissional


A entrevista de emprego é uma fase decisiva do processo seletivo, pois é a primeira (e talvez única) oportunidade que o candidato terá para um contato pessoal com o selecionador. É a hora de impressionar, mostrar preparo e provar que você é a pessoa certa para ocupar a vaga aberta na empresa. Pensando nesse momento tão importante, a equipe dos Serviços de Apoio à Carreira da Catho Online preparou algumas dicas preciosas para nada dar errado.

1 – Cuide da sua aparência: A entrevista de emprego é uma ocasião formal, que exige sobriedade por parte do(a) candidato(a). Os cuidados com a higiene e com as roupas são fundamentais para causar uma boa impressão no selecionador. Prefira, sempre, trajes sociais e cores discretas – deixe as calças jeans, as camisetas, os decotes e os tênis no guarda-roupas.

2 – Seja pontual: Atrasar-se na entrevista de emprego é um erro que pode custar muito caro. Portanto, programe-se para que você chegue na hora marcada. Na realidade, o ideal é chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência, para que você possa se habituar com o ambiente e amenizar a ansiedade.

3 – Conheça a empresa: Assim que for chamado(a) para uma entrevista, pesquise sobre a empresa que lhe convidou para conversar. Saber informações sobre a história, a área de atuação, o mercado e os resultados da companhia impressiona o selecionador, pois demonstra proatividade e real interesse na vaga.

4 – Treine para a ocasião: Procure pensar nas questões que o selecionador pode fazer durante a entrevista. Lembre-se de perguntas que já lhe foram feitas em outras ocasiões ou das experiências vividas por seus amigos e familiares. Para cada questão, elabore uma resposta simples e fácil de lembrar. Se julgar necessário, peça ajuda de alguém para simular a entrevista e corrigir seus eventuais erros. E não esqueça de ter "na ponta da língua" todos os detalhes do seu currículo.

5 – Não minta: É fundamental falar a verdade para o entrevistador. Mesmo que o assunto seja delicado, como uma demissão ou um longo período de desemprego, seja honesto(a) e mostre o que você aprendeu com esses reveses, destacando o crescimento que você alcançou mesmo em momentos difíceis.

6 – Não fale mal dos seus ex-empregadores: Mesmo que a sua saída de alguma empresa tenha sido traumática e turbulenta, incluindo desavenças com chefes e colegas de trabalho, tenha foco nas suas realizações e não culpe os outros por problemas que você tenha enfrentado. Dê um tom positivo e construtivo à entrevista (portanto, não há espaço para "lavagem de roupa suja").


--------------------------------------------------------------------------------

Um comentário:

Simples assim... disse...

Ótimas dicas......

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...