domingo, dezembro 14, 2008

Mulher de 70 anos, torna-se mãe !


Mulher de 70 anos dá à luz uma menina na ÍndiaEla fez fertilização em vitro e logo engravidou.
O nascimento de uma menina no segundo país mais populoso do planeta foi destaque no noticiário internacional desta semana! Isso porque a mãe da recém-nascida é uma senhora de 70 anos.

Casada há 55 anos com um agricultor de 72 anos, Rajo Devi nunca tinha conseguido engravidar e por isso era mal vista na comunidade onde mora, no norte da Índia.

Quando soube, no ano passado, que mulheres com 60 anos tinham tido filhos com técnicas de reprodução assistida, a indiana se encheu de esperança. Em abril deste ano, duas décadas depois de entrar na menopausa, ela procurou uma clínica e fez uma fertilização in vitro, ou seja, em laboratório.

Os óvulos foram doados por uma mulher bem mais jovem e os espermatozóides vieram do próprio marido. Enquanto os embriões se formavam, o corpo da indiana teve que ser preparado para a gestação, com a ajuda de medicamentos,

“O útero é enganado com hormônios para que ele fique receptivo a esses embriões”, explica João Ricardo Auler, especialista em reprodução humana.

Só que uma gravidez múltipla - comum quando mulheres fazem inseminação artificial - poderia trazer riscos para uma paciente de idade tão avançada. Então apenas um embrião foi implantado no útero de Davi Rajo. E ela engravidou.

“Com isso, ela vai produzir hormônios femininos e produzir hormônios do leite e vai ter uma gravidez como uma mulher qualquer”, diz o médico João Ricardo.

Isso mesmo, uma mulher de 70 anos pode até amamentar. Mas até o bebê nascer, é preciso atenção redobrada.

“Os maiores riscos da gravidez na idade tardia são a hipertensão, o parto prematuro, a diabetes gestacional”, diz o especialista.

O casal está nas nuvens. E quando perguntam se eles não estão preocupados com o futuro da filha, os dois logo explicam que a família é grande e muito unida. Amor e cuidados nunca faltarão.

Um comentário:

edson marques disse...

Mais um avanço da Ciência!

Bela notícia.


Abraços, flores, estrelas..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...