domingo, abril 05, 2009

A contribuição da natureza na limpeza do lar


Chegou o fim de semana e, com ele, a hora de dar uma ajeitadinha na casa? Pois saiba que seu filho pode, sim, ajudar com algumas pequenas tarefas. Arrumar a cama e os próprios brinquedos, jogar água nas plantas, levar o prato de comida à pia...

Como diz Lea Albertoni, diretora da escola Paulistinha, da Unifesp, ao participar dos trabalhos domésticos, seu filho se sente parte da família. Só não se esqueça de oferecer atividades compatíveis com a idade dele e de mantê-lo longe de fogões, vidros e produtos de limpeza.

Enquanto seu filho cuida das pequenas tarefas, você faz a limpeza mais “pesada”. E fique atento: qualquer produto de limpeza deve ficar longe das crianças - mesmo os “caseiros”. “Pelo fato de não apresentarem um selo da vigilância sanitária, não existe a comprovação de que algum componente não venha causar problemas futuros de pele e pós-inalação”, diz Mariana Teixeira, responsável pelo Programa de Ecoeficiência do Senac Santo André-SP.

Entre as alternativas, busque aqueles derivados de componentes vegetais. “Os ideais são os feitos de óleos essenciais puros e com propriedades de limpeza”, diz Mariana. Abaixo, confira algumas dicas de produtos que podem ser feitos em casa:

Detergente ecológico

Ingredientes:

- Seis litros de água;
- Um pedaço de sabão de coco neutro;
- Dois limões;
- Quatro colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável)

Preparo:
- Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água;
- Depois, acrescente cinco litros de água fria;
- Em seguida, esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem;
- Guarde o produto resultante em garrafas.
- Não esqueça de etiquetá-las para que ninguém confunda o produto

Desinfetante para banheiro

1 litro de Álcool (de preferência 70º)
4 litros de água
1 Sabão Caseiro
Folhas de Eucalipto
Deixar as folhas de eucalipto de molho no álcool por 2 dias. Ferver 1 litro de água com o sabão ralado, até dissolver. Juntar a água e a essência de eucalipto. Engarrafar.

Fontes: Portal Ecoeducar e site do Ipema Brasil

Um comentário:

Simples assim... disse...

Ótimo post.... Crianças ajudando em casa sim, trabalho nunca matou ninguém, ao contrário.... e meninos e meninas trabalhando igual.... nada de menina lavar a louça enquanto o menino joga video game com o pai, q isso???? Isso ae Li!!!! Ah, mas claro, segurança pras cças e pra natureza... produtos botanicos, naturais, sem serem testados em animais.... por nós, pelos animais e pelo planeta!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...