sábado, abril 25, 2009

Proibido celulares nas escolas


Aluno contesta autoridade ao usar celular em sala de aula

Escolas, como as do Rio de Janeiro, estão certas ao impor limites.
Proibição pode ser autoritária, mas é necessária.





Tivemos a notícia de que as escolas do Rio de Janeiro estão proibindo o uso de aparelhos que tocam Mp3 e celulares em sala de aula . Essa atitude é no mínimo coerente. Usar instrumentos alheios aos objetivos de uma aula é algo inconcebível num ambiente em que a concentração é ferramenta básica. Sem se concentrar no objeto de estudo, fica difícil aprender.


É simples perceber que uma interferência sonora atrapalha a capacidade de concentração das pessoas. Não à toa, em salas de cinema, sem ter um controle rígido, é solicitado aos expectadores que desliguem os aparelhos de celular. Nem todos o fazem. E quando um toca, seu proprietário corre sério risco de ser vaiado. Com certeza, o ruído vai tirar a concentração e a compreensão daquilo que está sendo assistido.



*


Quanto ao uso de Mp3 no cinema, nunca tive notícias. Mas a idéia parece meio estranha. Ou se ouve música, ou se assiste o filme. Quando usamos os vários órgãos do sentido, fica mais fácil a compreensão daquilo que se quer apreender. A aprendizagem se dá de maneira mais completa.



Se essa restrição existe numa sala de cinema, ela deve ser maior numa de aula _lugar por excelência para se aprender.



Algumas pessoas podem achar essa atitude um tanto quanto autoritária. Pode até ser. No entanto, nas escolas as regras devem ser bem claras, pois o público alvo são crianças e adolescentes, pessoas que estão construindo e exercitando sua maneira de ser. Dependendo de como isso se der, vai ter importância em sua vida futura.



Não dá para imaginar determinados profissionais falando ao celular ou ouvindo Mp3 enquanto trabalham. Pensemos no professor em sala de aula. Seria no mínimo desprezo ou desleixo com o que faz.



Podemos pensar que não usar aparelhos eletrônicos seria uma atitude óbvia de um aluno. E muito menos que os pais permitissem. Só que os estudantes, principalmente considerando os adolescentes, estão num momento de experimentação e desafio.



Quando falam ao telefone ou mandam mensagem durante a atividade escolar, estão de certo modo dizendo o quanto não estão nem aí para a autoridade e que nada do que ela diz tem importância, que ele tem seu jeito próprio de ser e isso é o que conta. Vão além dos limites.

Limites

Só que ultrapassar os limites como um modo de se autoafirmar nem sempre é confortável. Todos precisam deles de maneira clara para se situarem no mundo. E a escola, ao impor essa regra, vem ao encontro também dessa necessidade.



Ou seja, sinaliza até onde se pode ir. E até onde se aguenta ir. Pois, pelos comentários de alguns alunos sobre essa questão, eles a apoiam. Percebem, como todo mundo, que a utilização de outras coisas que fogem ao propósito da aula dificulta a concentração e a aprendizagem.



Eles estão no papel deles: transgredir e testar os limites. E a escola no dela: cuidar para que o aprendizado se dê efetivamente e colocar limites claros para a convivência no ambiente escolar.



5 comentários:

Simples assim... disse...

É no minimo ridiculo a Não Proibição desses aparelhos na sala de aula, já q esses são proibidos em tantas outras situações onde com certeza atrapalhariam.....pra variar.... ótimo post Li!!!

Anônimo disse...

acho que em pleno seculo 21 e um arcadismo total o uso de celular em sala de aula pois tantas coisas são uasadas os proprios professores estão manidos de inteira tecnologia.
porém faço vista grosa o uso em horario emdevido pois lesa o aluno no que disrrespeita a grosa camada de informaçãoes mas que um aparelho não vai leva-lo a ser inssencivel...

Anônimo disse...

acho que no seculo atua e uma total incerteza dizer-mos que usar aparelho celular em aula e proibido pois a tecnologia hoje em vista nos propociona um mundo mergulhado na tecno que mais cedo ou mais tarde vai como ja esta invadindo nosso mundo em geral

Rodrigo Reis -São Luis -MA

Gabika disse...

quanto custaa!!??????

blogger disse...

eu gostava de levar celular na escola nao levo mais pq um dia o mauricio pegou minha mae teve que ir la na escola pegar meu celular
por isso eu aviso vcs nao deixe celular nas maos de estranhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...