domingo, agosto 09, 2009

O Menino do pijama listrado


SINOPSE

Bruno, de oito anos de idade, é o filho protegido de um oficial nazista cuja promoção leva toda família a deixar sua confortável casa em Berlim para seguir para uma área desolada onde o menino solitário não tem o que fazer e nem com quem brincar. Muito entediado e movido pela curiosidade, Bruno ignora as insistentes recomendações da mãe de não explorar o jardim dos fundos e segue para a fazenda que ele viu a certa distância. Lá ele encontra Shmuel, um menino da sua idade que vive uma existência paralela e diferente do outro lado da cerca de arame farpado. O encontro de Bruno com o menino do pijama listrado o leva da inocência a uma profunda reflexão sobre o mundo adulto ao seu redor conforme seus encontros com Shmuel se transformam em uma amizade com conseqüências devastadoras.


Eu assisti ao filme,pois tenho uma imensa preguiça de ler livros.Fiquei chocadíssima com a história e com o desfecho.Eu nunca vi tamanha judiação com seres humanos e crianças.Eu não entendi porque esse livro nos foi doado pela secretária de Educação do Município do Rio de Janeiro.Quais as pretensões de nos colocar diante de um quadro tão negro quanto o nazismo e o holocausto.Algo que foge aos princípios cristãos de pessoas que defendem a igualdade,fraternidade e cristandade.Eu sei que isso faz parte de uma história mundial,mas eu me nego a ver como o ser humano pode ser tão monstruoso a ponto de sacrificar seus próprios irmãos.É desumano !Chorei do princípio ao fim.Será que nós , professores temos que ver isso?.Temos que ter esperanças e não desencantos! Estou revoltada!

Um comentário:

Simples assim... disse...

Li, fiquei curiosissima, vou comprar o livro! Entendo e muito sua revolta, mas tente ver por outro lado, independente da intenção de quem recomendou o livro à vcs... vc aprendeu e muito com essa historia, e indiretamente vivemos situações similares de sofrimento, fome, injustiças,violência,corrupção, desumanidade, aqui, bem de perto, no nosso dia a dia em SP e no RJ, o q acontece - e não pode acontecer - é q nos acostumamos com esses absurdos no nosso dia a dia e acabamos achando normal..... Mas nossa realidade não é normal!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...