segunda-feira, setembro 07, 2009

O que é ser professora?


Certa vez me foi indagado sobre "o que é ser Professora". Sendo assim resolvi criar um Blog para compartilhar a minha visão deste Ser extraordinário que se personifica nos indivíduos que elegem como sua maior prioridade a edificação de uma sociedade mais justa e de um mundo melhor.
Ser professora não é profissão, é uma missão, é caminhar sempre de frente para o sol e nunca permitir que sua sombra lhe guie, o afastando do seu objetivo maior, a educação. Mas esse é o meu ponto de vista, e que procuro expor através destas palavras, então, faço deste blog um espaço de pesquisa e manifestações a respeito da questão:
“ O que é ser Professora?”

No Brasil ser professora é ser corajosa, no Rio é ser inconsequente! hehehehe
Eu me formei como educadora, que é aquela"sujeita" que tem como função ser um dos semeadores na formação de um ser humano.

A educadora não é dona da verdade, mas ama o conhecimento e partilhá-lo com os demais, não tendo a presunção de guardar para si e nem de cobrar valores exorbitantes para este compartilhamento, mesmo numa sociedade capitalista onde o dinheiro se faz necessário para viver e para alguns prazeres.


A educadora é uma formadora de opiniões que pode trancar as portas ou então abri-as, mas caberá a cada educando atravessá-la e despontar os desafios que vem à frente.

Os nomes são muitos: educadoras, professoras, gurus, mediadoras, tutoras, facilitadoras, amiga, aluna.
Ser um profissional que além da satisfação em educar tem como um dos unícos benefícios entrar de graça na Bienal do Livro... hehehe!!!!
Ser professora é não ter que aceitar os "Amigos da escola", os quais eu chamo carinhosamente de INIMIGOS DA EDUCAÇÃO!

Um comentário:

Simples assim... disse...

E ser educadora tem que ser de corpo e alma.... lindo post Li!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...