quinta-feira, março 11, 2010

Mulheres...cheguei !


Há 100 anos, o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, marca as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres em todo o mundo. Mas a data lembra também a discriminação e a violência a que muitas mulheres ainda são submetidas.

No Brasil, elas presentam 53% da população. No entanto, é preciso ampliar a conscientização dos direitos e aumentar a participação feminina nos debates sociais e no Legislativo Brasileiro.

No Congresso Nacional, somos 45 deputadas, o que representa ainda menos de 10% do total de parlamentares. Mas temos avançado muito em articulações da bancada feminina.

Como presidente do Democrata Mulher e Procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, nosso trabalho parlamentar tem sido focado na aprovação de propostas que beneficiam as mulheres, como a extensão do período de licença maternidade, de 120 dias para 180 dias, e na Lei Maria da Penha, aprovada por nosso Congresso, estabelecendo critérios e punições exemplares para casos de violência específica contra a mulher.

No mercado de trabalho brasileiro, a participação das mulheres também vem ganhando destaque a cada ano. Em 2009, 9,6 milhões de mulheres brasileiras trabalhavam, segundo o IBGE.

Os dados revelam a força e o impacto delas na economia brasileira. Mas ainda há diferenças e é necessário que as mulheres tenham mais oportunidades de acesso a cargos que exijam maior capacitação profissional.

As comemorações neste mês de março não devem se limitar apenas ao reconhecimen
to da mulher,mas ao respeito que elas merecem.

Um comentário:

Simples assim... disse...

Ótemoooooo post Li, saudades de vc!!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...