quinta-feira, março 11, 2010

Mulheres...cheguei !


Há 100 anos, o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, marca as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres em todo o mundo. Mas a data lembra também a discriminação e a violência a que muitas mulheres ainda são submetidas.

No Brasil, elas presentam 53% da população. No entanto, é preciso ampliar a conscientização dos direitos e aumentar a participação feminina nos debates sociais e no Legislativo Brasileiro.

No Congresso Nacional, somos 45 deputadas, o que representa ainda menos de 10% do total de parlamentares. Mas temos avançado muito em articulações da bancada feminina.

Como presidente do Democrata Mulher e Procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, nosso trabalho parlamentar tem sido focado na aprovação de propostas que beneficiam as mulheres, como a extensão do período de licença maternidade, de 120 dias para 180 dias, e na Lei Maria da Penha, aprovada por nosso Congresso, estabelecendo critérios e punições exemplares para casos de violência específica contra a mulher.

No mercado de trabalho brasileiro, a participação das mulheres também vem ganhando destaque a cada ano. Em 2009, 9,6 milhões de mulheres brasileiras trabalhavam, segundo o IBGE.

Os dados revelam a força e o impacto delas na economia brasileira. Mas ainda há diferenças e é necessário que as mulheres tenham mais oportunidades de acesso a cargos que exijam maior capacitação profissional.

As comemorações neste mês de março não devem se limitar apenas ao reconhecimen
to da mulher,mas ao respeito que elas merecem.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...