domingo, agosto 01, 2010

Momentos de reflexão


Morte na empresa: Certa vez uma empresa de grande porte esta em situação muito difícil. As vendam iam mal, os trabalhadores estavam desmotivados, os balanços há meses não saiam do vermelho. Era preciso fazer algo para reverter o caos, saídas pareciam não existir e ninguém assumia qualquer coisa que pudesse ajudar a solucionar o problema. Pelo contrário, todos reclamavam, ninguém queria trabalhar e uns agrediam os outros.
Alguém devia tomar a iniciativa para reverter aquele processo. Um dia, que surpresa! Ao chegarem para trabalhar os funcionários encontraram na portaria um cartaz enorme no qual estava escrito: "Ontem faleceu a pessoa que impedia o seu crescimento e o da empresa. Você está convidado para o velório no salão de festas".
No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas logo, ficaram curiosos para saber que estava impedindo o crescimento da empresa e a alegria de todos. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a expectativa aumentava. Alguns deixaram escapar o que estavam pensando: "Ainda bem que este infeliz morreu!"
Um a um, aproximavam-se do caixão, olhavam o defunto e engoliam em seco. Olhavam de novo e manifestavam um ar de esperança, mas não diziam uma palavra. Como se tivessem sido atingidos no fundo da alma, todos saíam pensativos. Alguns que eram analfabetos ficavam ainda mais perturbados.
Pois bem! Certamente você já adivinhou que no visor do caixão havia um espelho. Porém você não entendeu por que os analfabetos ficavam mais perturbados.
É que no fundo do espelho, havia um mistério, era uma frase dourada, gravada, não por mãos humanas, que dizia:
"Desde o início esta empresa era sua, você porém preferiu ser um simples trabalhador. De Agora em diante não haverá mais patrão e empregados será verdadeiramente sua, então os seus lucros ou prejuízos são partilhados entre todos".
... E o que antes era caos, logo foi se transformando em festa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...